Iluminação de Emergência

DEFINIÇÃO

     Sistema que tem o objetivo de proporcionar iluminação suficiente e adequada, a fim de permitir a saída fácil e segura das pessoas para o exterior da edificação, em caso de interrupção da energia elétrica e auxiliar o resgate das pessoas em caso de sinistros.

RECOMENDAÇÕES BÁSICAS

  • Os pontos de iluminação devem ser distribuídos de modo a iluminar as saídas e as saídas de emergência, os obstáculos, as rotas de fuga (corredores, escadas e nas proximidades das portas de saídas) e próximos aos equipamentos de combate a incêndios de forma a manter uma luminosidade de 5 lux nas escadas e 3 lux nas áreas de circulação (ao nível do piso);
  • As luminárias devem ser adequadamente distribuídas, de maneira que de todos os ambientes haja condições de evacuação, devendo haver iluminação ao longo das rotas que constituem as saídas de emergência, para permitir circulação rápida e segura, não podendo ofuscar a visão das pessoas;
  • Os eletrodutos dos circuitos do sistema de iluminação de emergência devem ser protegidos contra o fogo. Se externos devem ser metálicos;
  • O sistema de iluminação deve ter fonte de energia própria que assegure um funcionamento mínimo de 1 hora. A fonte de energia pode ser constituída por sistema centralizado de baterias, grupo moto-gerador ou conjunto de blocos autônomos;
  • As baterias de acumuladores devem estar permanentemente conectadas a um sistema carregador com recarga e flutuação automática, permitindo que as mesmas recuperem até 80% da carga em 24 horas;
  • As baterias de acumulação devem estar em local protegido e devidamente ventilado;
  • Deve existir um ponto de teste para o sistema.

NORMAS ADOTADAS

     NBR 10.898/93 (Sistema de Iluminação de Emergência) – ABNT

luminaria ledLUMINÁRIA DE EMERGÊNCIA AUTÔNOMA - LEA 101

     A luminária de emergência autônoma LEA 101 é fabricada com a tecnologia LED, que permite alto desempenho de iluminação associado a um baixo consumo de energia, baixa emissão de calor e alta durabilidade. Fácil de instalar e operar, o produto proporcionando maior segurança e conforto.

     Além disso, possui vida longa, quando a bateria acaba, não há necessidade de descartar o produto todo, basta trocar a bateria e continuar usando.

BLOCO DE ALIMENTAÇÃO AUTÔNOMO - BLA 201

bloco de alimentacao autonomo     O BLA 201 é um bloco autônomo fabricado com tecnologia LED, que permite alto desempenho de iluminação associado a um baixo consumo de energia, baixa emissão de calor e alta durabilidade.
     Fácil de instalar e operar, o produto acende automaticamente na falta de energia elétrica, proporcionando maior segurança e conforto.
Três formas de montagem
     Com design exclusivo, o BLA 201 possui instalação flexível que se adapta a necessidade de cada projeto: caixa de passagem, eletroduto ou diretamente na tomada.
Faróis direcionáveis
     Além de possuir lâmpadas em LED que garantem máxima iluminação, o bloco autônomo BLA 201permite o direcionamento da luminosidade de acordo com a necessidade do ambiente.
Material antichama
      Fabricado com material ABS antichama autoextinguível, o BLA 201 evita a propagação do incêndio, aumentando a segurança do ambiente.

BLOCO DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA AUTÔNOMO BLA 2000

bloco iluminacao autonomo     O BLA 2000 é um bloco de iluminação de emergência autônomo com iluminação superpotente de 2000 lúmens e design exclusivo que se encaixa em qualquer ambiente. Com iluminação forte e constante, proporciona segurança e conforto, acionando automaticamente sua iluminação em caso de falha na rede de energia elétrica.

Mais potência na intensidade luminosa: 2000 lúmens
     Ideal para grandes espaços, o BLA aciona os 2000 lúmens, sendo 1000 em cada farol, com capacidade constante. É indicado para ambientes de 201 a 400m²
Design que surpreende
     É compacto, leve e muito fácil de instalar. Perfeito para se encaixar com discrição nos ambientes.
Tecnologia LED
     Permite alto desempenho de iluminação associado a um baixo consumo de energia, baixa emissão de calor e alta durabilidade.
Mais tranquilidade: trava antifurto
     O BLA 2000 possui trava antifurto que acompanha o produto para fixação na parede.
Mais segurança em casos extremos
     Produzido com material antichama, está dentro da norma de sistema de iluminação de emergência NBR 10898.
Ângulo de abertura
     O BLA 2000 possui ângulo de abertura de 30°. Além disso, é possível ajustar os faróis.